Fazer e Refazer – A génese do empreendedorismo

A mim anima-me sempre a perspetiva de poder empreender do ponto de vista profissional, institucional e pessoal, que apesar de parecer concetualmente díspar, pois abarca na sua génese três facetas diversas da minha vida, é na realidade impulsionada pela mesma vontade de fazer e de refazer.

Na realidade, o empreendedor é antes de mais uma pessoa e daí que, antes dos afazeres profissionais, haja a vida pessoal e é esta que orienta, através dos nossos valores e princípios, aquilo que queremos fazer em termos laborais. Aliás, atualmente, é unanimemente considerado que, antes de tudo, está a pessoa dotada dos seus direitos cívicos, consignados na Lei Fundamental e na Lei Substantiva.

Pelo que, é relevante termos sempre a consciência que somos o reflexo das nossas aprendizagens e competências adquiridas ao longo da vida.

Digo isto, porque quem empreende, nas diferentes áreas de atividade da economia nacional e transnacional, provoca mudanças, altera padrões de comportamento e é geralmente indutor de disrupções, sendo, por definição, disruptivo.

Daí que fazer e refazer seja uma característica de quem empreende, de quem assume o risco de voltar a fazer quando entende que há que começar de novo. No entanto, só haverá esta consciência se tiver havido ao longo da educação formal e informal um processo de vivência de experiências e de aquisição de comportamentos que levem o empreendedor a estar convicto da bondade de fazer e de refazer para conseguir alcançar o sucesso na implantação da sua ideia. E, caso haja necessidade de ser reformulada por haver por parte do mercado uma fraca adesão, consiga fazer isso sem perder a vontade e a determinação que esteve na origem da conceção do novo conceito.

O empreendedor é, igualmente, alguém que está permanentemente preocupado com as necessidades da sociedade e de como, através das respetivas ideias de negócio, pode contribuir para a melhoria das condições de vida dos cidadãos.

Por isso, é necessária uma atitude que incorpore a inovação, a criatividade e que seja em simultâneo transmissora da modernidade tão necessária ao avanço civilizacional que é imperioso estar incorporado em todos os novos conceitos.

Mas não é possível fazer tudo isto se ao longo da vida, ou melhor, na formação ao longo da vida, não tiver havido os inputs necessários à aquisição duma cultura educacional, científica e laboral que evidencie que falhar faz parte do processo criativo e que, por isso, fazer e refazer é a génese do empreendedorismo, pois só tem sucesso quem falha uma, duas ou as vezes que forem necessárias até alcançar o êxito, que nunca é definitivo, pois o empreendedor tem de acompanhar o processo de globalização, o que implica uma forte apetência para a adaptabilidade.

Por isso, formulo votos que nos próximos trezentos e sessenta e seis dias façam e refaçam as vezes que forem necessárias!

Leia o artigo na íntegra, por DrªTeresa Damásio, Administradora do Grupo Ensinus

Notícias e Eventos

Lançamento do Livro “O Estado das Coisas”

Lançamento do Livro “O Estado das Coisas”

A EPET anuncia o lançamento oficial do livro da Dra. Teresa Damásio, Administradora do Grupo Ensinus! “O Estado das Coisas” é uma obra que examina temas atuais, apresenta reflexões profundas da autora sobre igualdade e o estado do país em geral. 🗓 Data: 25 de...

Bolsas de Estudo – Leões de Portugal

Bolsas de Estudo – Leões de Portugal

Os Leões de Portugal vão avançar com a 39ª Edição do Programa de Bolsas de Estudo. Até agora foram entregues 898 Bolsas o que se reverte em cerca de meio milhão de euros. E TU? Vais perder esta oportunidade?! Se estás a estudar, se tens média mínima de 3,5 no ensino...

A mudança e a liderança por dever

A mudança e a liderança por dever

“A mudança e a liderança por dever” é o título do mais recente artigo de opinião da Dra. Teresa Damásio, Administradora do Grupo Ensinus, no Link to Leaders. Pode ler o artigo completo aqui.

Cinema Fernando Lopes

Cinema Fernando Lopes

Protocolo assinado confirma Parceria Institucional entre Cinema Fernando Lopes e GRUPO ENSINUS, promovendo a cultura e acesso especial a mais uma estrutura da cidade de Lisboa. A Parceria é transversal a todos os alunos e funcionários das nossas instituições – como um...

Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

“Os Artesãos da Liberdade e da Democracia” No âmbito dos 50 anos do 25 de Abril a EPET tem um programa bastante dinâmico: Palestra “A mulher e a professora antes do 25 de Abril – um testemunho”“Antes do 25 de abril eu não podia...” – recolha de testemunhos dos...

Projeto EMAP

Projeto EMAP

A EPET está a participar em mais um projeto ERASMUS +! O Projeto EMAP explora temas relacionados com a inteligência emocional, que implica reconhecer, compreender e gerir emoções. No âmbito deste projeto Erasmus+, o foco incide no conceito de mapeamento emocional,...

EFVET – Grupo Ensinus

EFVET – Grupo Ensinus

Continuamos por Kuopio e na grande Conferência da EfVET, uma presença e participação de excelência das nossas Diretoras das Escolas Profissionais e Administradora do Grupo Ensinus. Uma oportunidade para projetar o futuro, observar novos projetos e consolidar a...

Conferência da EFVET

Conferência da EFVET

A nossa Diretora, juntamente com Dra. Teresa Damásio, Administradora do Grupo Ensinus e outras Diretoras das Escolas Profissionais do Grupo, voaram hoje para Kuopio, Finlândia, para mais uma Conferência da EFVET!

×

Olá!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 918185162