A EPET – Escola Profissional de Estudos Técnicos – foi criada em 1990, na sequência de um protocolo de cooperação entre os Ministérios da Educação português e holandês.
No início teve o apoio técnico e pedagógico do “Fontys Pedagogische Technishe Hogesschool” de Eindhoven com o objetivo principal de fazer face à escassez então existente na formação de técnicos intermédios de eletrónica e telecomunicações.
Foi durante largos anos uma escola pública, a funcionar em instalações próprias na zona de Telheiras e, no ano de 2002/03, passou a ter como entidade tutelar a ENSINUS.
Ao longo da sua história a EPET teve o privilégio de participar em programas e iniciativas diversas que se desenvolveram, tanto no contexto nacional, como internacional. A Escola esteve envolvida em vários programas de intercâmbio e cooperação com outras escolas e organismos de formação profissional de países como a Holanda, Eslováquia, França, Alemanha e Reino Unido.
De acordo com o Projeto Educativo, são objetivos da EPET:
- Promover a formação integral dos jovens e a sua adequada inserção sócio profissional
- Proporcionar uma formação escolar de nível básico e secundário que garanta uma qualificação profissional de nível 4;
- Promover, através de cursos e outras ações de formação adequadas, a qualificação, a reconversão, a reciclagem e o aperfeiçoamento profissional, bem como a especialização tecnológica de técnicos e quadros médios nas áreas de Eletrónica e Telecomunicações;
- Promover a aproximação entre a Escola e as entidades económicas, profissionais e associativas que integram o setor de atividade em que se insere;
- Promover o intercâmbio técnico e cultural com outras instituições locais, nacionais e estrangeiras;
A EPET está autorizada a ministrar os seguintes cursos:
- Técnico(a) de Eletrónica e Telecomunicações
- Técnico(a) de Apoio à Gestão Desportiva
- Técnico(a) de Eletrónica Médica
- Técnico(a) Auxiliar de Saúde
- Técnico(a) de Desporto
- Técnico(a) de Ação Educativa